Através da arte, com atividades coletivas e individuais, as crianças desenvolvem a imaginação, brincam com a ludicidade, aprendem sobre técnicas e artistas, trabalham cooperatividade, observação e desenvolvimento da coordenação motora fina.
A música atua como parte do processo de construção de conhecimento, favorecendo o desenvolvimento da sensibilidade, criatividade, senso rítmico, do prazer de ouvir música, formação de repertório musical, da imaginação, memória, concentração, atenção, do respeito ao próximo, coletividade, socialização e afetividade, também contribuindo para uma efetiva consciência corporal e de movimentação
Combinamos com as famílias quantias semanais, administração desse dinheiro e objetivos de curto e médio/longo prazo, aonde vamos trabalhando com as crianças ideias de economia, custos regulares de vida e consumo consciente.
Esse aprendizado terá ligação com a Educação ambiental, exigirá planos de ação na vida cotidiana e a busca de resoluções de situações problema com estratégias de redução de gastos e empenho coletivo.
As aulas são sempre contextualizadas com os temas de projeto realizados pelas turmas e com abordagens de assuntos cotidianos do grupo.
Assim, através de brincadeiras, diálogos, jogos e música, a sonoridade e verbalização vão se tornando familiares e sendo incorporadas as atividades rotineiras das crianças.
Com aulas lúdicas e com repertório musical variado, as crianças são levadas a conhecer e explorar e experimentar diferentes maneiras de se deslocar pelo espaço e interagir com os colegas, percebendo e acompanhando ritmos e melodias.
Ao estimular a percepção da criança, exploramos suas habilidades e capacidades de interpretação e organização das informações, as quais são muito importante nessa fase da vida, etapa em que a criança está em pleno processo de construção do conhecimento sobre si mesma e do mundo que a rodeia.