Entendemos que a relação com o saber deve ser a prazerosa e encantadora, despertada já na Educação Infantil, pois o aprendizado é algo que é construído ao longo da vida.
Trabalhamos focados na formação de um indivíduo falante, ativo e criativo e, pensando sempre em valores de ética, responsabilidade social, autonomia, respeito à diversidade, solidariedade e cooperatividade.
Desenvolvemos as atividades com os alunos através de projetos temáticos multidisciplinares semestrais, com temas semestrais. A partir da temática escolhidas, são trabalhados os conteúdos e habilidades correspondentes a cada faixa etária.
Nesta fase o bebê cria seus primeiros vínculos além dos familiares. Em seu cotidiano escolar, estabelece relações com a equipe e os com os amigos do grupo, o que lhe proporciona segurança e confiança, a base para se sentir aconchegado e à vontade no novo espaço.
Os espaços do Berçário são cuidadosamente planejados e organizados para que o bebê possa explorar todo o espaço e, mediados por
brinquedos e brincadeiras, materiais plásticos e musicalidade, a equipe estimula e incentiva a sua movimentação.
Cuidados com higiene, alimentação e sono são considerados situações fundamentais na relação para a formação dos vínculos. Sempre envolvendo olhares, conversas e toque afetuoso, pois todo toque deve marcar uma relação de carinho.
A relação entre as crianças desta faixa etária com o espaço escolar é de exploração sensório-motora, interessando-se pela exploração e manuseio de tudo o que está ao seu alcance.
Gradativamente, aumetam o vínculo com as demais crianças do grupo e se aproximam para brincar com um mesmo brinquedo. Reconhecem todos a sua volta e demonstram afeição pelos mesmos.
Junto ao espaço, exploram também seus movimentos e as sensações causadas por cada um destes, aprendendo a distinguir seu “próprio corpo” do mundo dos objetos, estabelecendo o primeiro esboço da imagem de seu corpo.
Aos poucos as palavras “soltas” ganham estruturas mais complexas quando as crianças juntam palavras na tentativa de formar pequenas frases, revelando uma melhor estrutura e ordenação do pensamento.
O cotidiano da vida escolar, nos momentos de alimentação, higiene e sono, também favorece aprendizagens que incluem avanços no domínio dos movimentos refinados e no controle esfincteriano.
Passam a se colocar numa postura mais ativa em atividades e brincadeiras e, com isso, conquistam maior autonomia, principalmente em atividades de rotina, como higiene e alimentação.
Nesta etapa, costumam fortalecer sua identidade e reconhecer suas capacidades marcando a oposição a ajuda e orientações do adulto e, buscando acima de tudo que sua vontade prevaleça e seus desejos sejam atendidos em tempo.
Ao longo do ano, espera-se a estabilização do controle esfincteriano. Esta conquista cria novas possibilidades de conhecimento do próprio corpo e do corpo do outro e desperta curiosidade sobre as diferenças sexuais e desempenho de papéis atribuídos culturalmente às meninas e aos meninos.
Nesta etapa, as crianças começam a perceber a importância e funcionalidade da fala para a comunicação de desejos, incômodos e demandas. Estimulados por contações de histórias e diálogos com o grupo, cada um ao seu tempo, vai ampliando seu vocabulário e poder de questionamento e argumentação.
Brincadeiras simbólicas e encenadas são vias para que consigam interpretar ressignificar e se posicionar ativamente no mundo para melhor compreendê-lo. Reproduzem ludicamente experiências vividas em família, com os educadores e outros adultos de sua refefência externando marcas de suas referências.
A arte é estimulada visando desenvolver o potencial criativo e de expressão das crianças que, para isso, utilizam materiais variados.
Interessadas e curiosas pelas vivências musicais, as crianças contribuem com as atividades musicais cantando, dançando, experimentando produzir sons do ambiente, manuseando instrumentos, brincando de roda, inventando melodias e ouvindo com alegria músicas de todas as culturas.
Os ganhos na coordenação de movimentos, equilíbrio e deslocamentos marcam esse grupo, o que aumenta a confiança em suas habilidades. Passam a conhecer melhor o próprio corpo e conseguem nomear emoções e sentimentos. Percebem semelhanças e diferenças entre as pessoas próximas.
Aumentam a capacidade de leitura de imagens e percepção e interpretação destas e, começam a desenhar o esboço da figura humana com cada vez mais detalhes.
Em relação à apreciação musical, ouvem e identificam músicas de diferentes gêneros, ritmos e estilos. Os alunos são desafiados a expressar-se musicalmente por meio da voz, do corpo e do manuseio de objetos.
As competências motoras tem progressos e, com isso intensificamos desafios da coordenação motora fina, como o uso da tesoura, desenho com lápis de pontas mais finas e pintura com pincéis de espessuras variadas, por exemplo. E, com isso o avanço na autonomia é visível e conseguem vestir roupas ou ir ao banheiro apenas com supervisão por parte dos adultos.
No que se refere às artes, há uma ênfase na produção de desenhos, onde são utilizados diferentes tipos de materiais e recursos.
Em atividade musicais, utilizam a voz e instrumentos de forma mais organizada e atenta ao ritmo e melodia.
O inglês passa a ser reconhecida como elemento cultural. As crianças percebem a diferença deste para outros idiomas.
Através de jogos e situações cotidianas, os pequenos já realizam pequenas operações matemáticas de soma, agrupamento, sequência… E, conseguem dar valor aos numerais. Também demonstram melhor organização no tempo e espaço.
Mostram-se mais atentos ao ambiente que os cerca e muitas perguntas e curiosidades surgem sobre o meio ambiente e fenômenos naturais.
Já dominam e conhecem melhor seu corpo, suas habilidades e seus limites e, com essa consciência exploram movimentos de correr, subir, descer, escorregar, pendurar-se, movimentar-se e dançar.
Utilizam as artes como possibilidade de criação e transformação e, apuram sua percepção sobre a apreciação de obras de grandes artistas. Desenhos e pinturas continuam a ser experimentados como recursos para registrar vivências e conhecimentos e, para esses registros, costumam gostar de ousar em técnicas e materiais gráficos.
Propostas na oficina de encenação trazem a experimentação de recursos da linguagem teatral, como a movimentação corporal, entonação da voz, expressão facial, criação e uso de figurinos… Que possibilitam a representação de diferentes enredos e personagens.
Começam a registrar seus primeiros escritos despertando para a escrita funcional como forma de comunicação e registro estimulados a partir da sonoridade das palavras. Gradativamente o contato com a leitura e a escrita é intensificado a fim de que as crianças avancem no processo de letramento.
Nas aulas de inglês, reconhecem a comunicação em outro idioma como elemento cultural e percebem a diferença para nossa língua portuguesa.
As atividades referentes a matemática estão relacionadas com contextos do mundo real e desafiam os alunos a quantificar, fazer comparações entre quantidades e realizar operações simples utilizando o cálculo mental com apoio do material concreto. Também já demonstram criar hipóteses para resoluções de situações problema.
Utilizam da observação, experimentação e pesquisa para significarem o meio ambiente em que vivem e entenderem os fenômenos da natureza e a ação dos seres vivos.
Nesta etapa temos como principal objetivo garantir que os alunos se apropriem da linguagem escrita e matemática, através da formulação e reformulação de hipóteses. Buscamos também o desenvolvimento de múltiplas formas de comunicação, de expressão, de criação e de movimento para a compreensão do ambiente natural e social, a partir das vivências lúdicas, fortalecendo vínculos na perspectiva da autonomia moral e intelectual.
Também são ampliados os conhecimentos nas relações com a natureza e é estimulada a busca pelo entendimento dos movimentos de transformações que surgem nos espaços, compreendendo de forma mais ampla a realidade.
No campo da matemática, há a ampliação dos conceitos da adição, subtração e multiplicação, apresentando operações com maior nível de complexidade.
As disciplinas dadas para os alunos do quarto ano do ensino fundamental são: ciências naturais, história, geografia, Língua Portuguesa, matemática, educação física, artes e inglês. Também são oferecidas oficinas de Educação Ambiental e Financeira e Robótica.
Nesta fase, se estabelece as noções de indivíduo, além do estudo do “eu” dentro de um conceito de sociedade, formando o pensamento social. Também se insere o estudo do “outro” e de “nós”, considerando o espaço em que se vive, tanto de maneira física quanto social e abordando as formações urbanas e rurais ao longo do tempo.
Pensando que é um ano de transição para os Anos Finais do Ensino Fundamental e a fim de articular melhor os conteúdos aprendidos, realizamos atividades multidisciplinares, com estratégias coletivas e troca de informações no cotidiano. Acreditamos que desta forma, com um olhar mais amplo e sensível, sobre a produção e o desenvolvimento dos alunos temos um elemento enriquecedor do processo de ensino-aprendizagem.
Com essa dinâmica, há a preocupação em desenvolver processos em que a autonomia e a responsabilidade sejam elementos primordiais. Assim, através de mediação de professores e orientadores, com acompanhamento permanente, os alunos aprendem formas de se organizar e gerir seu tempo, a fim de criar hábitos de estudos eficazes, auxiliando na adaptação ao segmento seguinte e amenizando a ruptura da antiga rotina escolar, aprendendo a ser autônomos e capazes de resolver os desafios naturais do curso de vida.